Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 29 de maio de 2017

10x10 no Largo de São Domingos

Tema 3: Objectos do domínio público
Pedro Loureiro

E com esta sessão fechamos o último tema do Primeiro Módulo do 10x10: Pequenas Histórias. Foi no Largo de São Domingos, um lugar que não necessita de apresentações. Os exercícios já aqui expostos pelo próprio Pedro, foram fantásticos e muito apropriados para o largo!


Exercício 1: Observar. Entender. Descrever.
Juntei-me ao Filipe para desenhar. Começámos a conversar. Daí a uns segundos juntou-se a Luísa. Para conversar e não desenhar. Neste convívio a três fomos descobrindo verbos que se adequavam ao espaço, às pessoas e às histórias do largo! São maravilhas do nosso quotidiano que nos passam ao lado!


Exercício 2: Pormenorizar. Questionar. Factualizar.
Não fui original: no meio de tanta arquitectura e de tanta gente optei por desenhar o que mais me deixa confortável! Ainda assim, nunca me tinha apercebido da importância da oliveira para os "habitantes" do largo. 

 
 
Exercício 3: Escutar. Relacionar. Personificar.
Reclamei quando o Pedro disse claramente "desenhar pessoas"! Mas ando nestas sessões para isso: fazer o que habitualmente não faço nos meus cadernos, aproveitar o que os instrutores partilham e sair da minha zona de conforto!

2 comentários:

André Duarte Baptista disse...

gosto tanto destas tuas páginas. a árvore está fantástica

nelson paciencia disse...

Que lindas páginas!