Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 29 de maio de 2011

Scala Coeli









Convento Scala Coeli da ordem dos irmãos Cartuxos em Évora! é um convento de clausura para quem não sabe e é uma ordem fundada por São Bruno!!! felizmente consegui uma visita a um lugar absolutamente estrondoso onde nunca entrou uma mulher e onde é extremamente raro entrar uma pessoa de fora. O mais bonito desta minha experiência de vida foi o facto de ter tido a sorte de ter uma visita guiada pelo irmão Isidoro!!! uma vida de reflexão impressionante, uma pessoa extraordinária mesmo!!!fiquei de certa forma comovido!(parece foleiro mas fiquei!)
Vi tudo!!entrei no mundo de um Cartuxo, tentei perceber como vivem o dia á dia e fiquei fascinado com a paz e força que se sente nos claustros e nas capelas!!! simplesmente a experiência mais marcante na minha vida! a alegria de vida que senti na forma como o irmão Isidoro falava e contava-me a história daquelas pedras deixaram-me embasbacado com as histórias e os pormenores!!
Sendo eu católico e estudante de arquitectura a visita este convento foi completamente breathtaking!!!os claustros deixaram-me K.O. principalmente o grande, ao qual os irmãos lhe dão o nome de " a Cidade"... achei qualquer coisa... a paz que se sente aqui é assobrante de bonito... o som dos pássaros são a musica deste convento, é de uma beleza e de um sublime que nunca vi, e acho que dificilmente voltarei a encontrar num outro lugar, seja ele arquitectónico ou paisagem!!!
... é sem duvida o lugar mais bonito em que já estive... encontrei o sublime no bocado do céu na cidade dos Cartuxos, no claustro grande tudo o resto torna-se superficial, ali sim tudo é TUDO!




mais desenhos estao para vir..afinal de contas tive lá das 9 as 17 :)

4 comentários:

Mário Linhares disse...

Bonitos desenhos e texto muito sentido.
Deve, de facto, ser um local especial.

Forte abraço!

Tiago Cruz disse...

Gosto muito. Especialmente do primeiro com uma linha mais solta e informal…

J.Espadaneira disse...

Todos os dias quando acordo abro a janela do quarto e a vista é precisamente esta: o Convento da Cartuxa como nós cá lhe chamamos.
Há coisas boas na vida...

José Barreiros disse...

Também gosto muito do convento. Não o visitei por dentro mas passo por lá perto muitas vezes, ja que trabalho em Évora. A vista exterior é de facto lindissima. Consigo imaginar e sentir o interior pela tuas palavras. Os desenhos leves e de grande conteúdo, como sempre.